Depois de falar em uma série dinamarquesa e várias inglesas, agora é a vez das norte-americanas, pra completar o quadro.
As minhas séries norte-americanas favoritas estão todas “em hiato” (entre temporadas): Game of Thrones (a terceira temporada começa no final de março de 2013); The Newsroom (a segunda temporada deve estrear em junho de 2013) e Mad Men (ninguém sabe quando estreará a sexta temporada).
Enquanto isso, me divirto com outras séries:
1) Once Upon a Time - estou acompanhando a segunda temporada pela Sony, legendada. Essa série, em que personagens do mundo da fantasia vêm parar no “mundo real” por causa de um feitiço hipermaléfico, me conquistou pelas surpresas (viva a imprevisibilidade!) e pelo personagem Rumpelstiltskin/Mr. Gold, representado por um ator escocês de quem gosto muito, Robert Carlyle. Há alguns personagens e tramas entediantes entremeados a momentos brilhantes.
2) Elementary – assisti apenas aos 4 primeiros episódios dessa nova versão norte-americana de Sherlock Holmes, com Watson como uma garota. (O personagem Holmes continua sendo inglês, mas a série se passa em Nova York.) Não é uma série tão genial e inovadora quanto o Sherlock da BBC, mas tem seus méritos. Falei sobre algumas versões de Sherlocks contemporâneos aqui. Estou gostando desse Sherlock principalmente porque, ao contrário daqueles que comentei antes, ele é mais humano em vários aspectos. É mais vulnerável e é até capaz de admitir algumas emoções! E Joan Watson é inteligente e perspicaz, diferentemente de alguns Watsons que se limitam a fazer o papel de coadjuvantes.
3) White Collar – (ou “Crimes do Colarinho Branco”. Passa na Fox Brasil, provavelmente legendado e na Globo, provavelmente dublado.) A divertida parceria entre um agente do FBI e um falsificador (difícil traduzir “con man” para o português – “falsificador” ou “vigarista” não têm o mesmo charme da expressão em inglês). A série está em “hiato” nos EUA, mas eu ainda não assisti aos últimos capítulos da quarta temporada. Gosto dessa série porque rompe com os padrões de policial x bandido. Mesmo os verdadeiros vilões são personagens interessantes e divertidos. Além disso, é uma série que se preocupa com as interações entre os personagens. A parceria de Peter e Neal é algo especial; Elizabeth é uma gracinha; Diana é uma agente competente e tem bons momentos na série. E Mozzie? Ah! Mozzie é brilhante e um dos personagens mais fofos da TV atualmente.