sexta-feira, 18 de março de 2011

Garrow’s Law (série da BBC)

Como estamos quase no fim de semana e ninguém é de ferro, vou falar de uma série de TV que estou adorando e que acho que muitos de vocês, principalmente os meus (muitos) amigos advogados, vão gostar também: Garrow's Law, da BBC.

Garrow’s Law é inspirada na vida do advogado (barrister)[1] Wiliam Garrow, que foi um pioneiro na luta por assegurar a defesa dos réus no tribunal, no século XVIII. A série tem como principal cenário o Old Bailey, sendo baseada (de modo bastante livre) em casos jurídicos reais que podem, inclusive, ser pesquisados pela Internet. Defendendo ardorosamente os pobres, os desvalidos, os injustiçados e as minorias oprimidas, Garrow teria sido também um pioneiro do método de interrogatório das testemunhas pelo advogado da parte contrária (cross-examination), abrindo caminho para o sistema legal moderno.

Há também uma trama romântica envolvendo Garrow e Lady Sarah, esposa de um dos vilões da história.

O elenco é fantástico. Andrew Buchan, que eu não conhecia, faz um trabalho excelente no papel principal. Alun Armstrong é perfeito como o mentor de Garrow, Southouse. Aidan McArdle, como o promotor público Sylvester, o principal rival de Garrow no tribunal, sabe dosar muito bem a arrogância e o sarcasmo. O mesmo pode ser dito sobre Michael Culkin, que interpreta o divertido juiz Buller.

Cada episódio trata de um tema polêmico: aborto, prostituição, escravidão, sodomia... Os cenários e figurinos contribuem para dar ao espectador a sensação de estar mesmo na Londres georgiana.

É uma série muito bem elaborada, interessante e apaixonante. Fiquei bastante feliz ao saber, pelo Guardian, que haverá um terceiro ano. É uma pena que cada ano tenha apenas 4 episódios, mas se a quantidade deve sofrer em nome da qualidade, que seja!

Os dois primeiros anos estão disponíveis em DVD. (É só procurar pelo Google ou pelo seu “buscador” favorito.)


[1] No direito inglês temos dois termos que designam dois tipos diferentes de advogados: solicitor e barrister. Solicitor é o advogado que representa os clientes nas instâncias inferiores, e barrister é o advogado com permissão para atuar nos tribunais superiores. Em Garrow’s Law essa diferença fica clara ao observarmos as funções de Garrow, que é um barrister, e Southouse, que é um solicitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário