quinta-feira, 10 de março de 2011

O Universo das Imagens Técnicas (Flusser)

Fiquei sabendo que no dia 15 de março será lançado na Grã-Bretanha o livro de Flusser Into the Universe of Technical Images. É uma ótima notícia! Trata-se do nosso O Universo das Imagens Técnicas, lançado pela Editora Annablume em 2008.

Nesse livro, Flusser aprofunda as ideias expostas no célebre Filosofia da Caixa Preta e discute o conceito de “sociedade telemática”: a convergência das imagens técnicas (produzidas por aparelhos) com os meios de comunicação. Nas redes da sociedade telemática, a maior parte das informações correm em fios dominados por emissores centrais e controlados por feixes irradiadores. Tal estrutura pode ser qualificada como “fascista” (de fascis, feixes) e leva à pulverização da sociedade, pois cada indivíduo se comunica diretamente com o aparelho. “Todos recebem imediatamente um número colossal de informações, mas todos recebem o mesmo tipo de informação, não importa onde estejam. Ora, nessa situação todo diálogo se torna redundante.” Entretanto, Flusser localiza “fios embrionais que correm horizontalmente através dos feixes”. Esses fios transversais ligam os indivíduos dispersos em diálogos. A questão é politizar a discussão nessas redes transversais. Esse novo engajamento político não se volta contra as imagens, pois nasceu no interior da revolução técnica atual e não se opõe a ela. A metáfora do “cérebro cósmico” é a que Flusser escolhe para retratar essa sociedade: cérebro que reuniria as pessoas dispersas, conectando-as como “células irradiantes de informação”.

Embora tenha sido publicado originalmente em 1985 na Alemanha, antes mesmo do “surgimento” da Web (1989), esse livro discute questões que são fundamentais atualmente. “O Universo das Imagens Técnicas” é, na minha opinião, um dos livros mais importantes de Flusser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário