segunda-feira, 28 de novembro de 2011

“Vampyroteuthis infernalis” em português

Acabo de saber que esta noite, em São Paulo, será lançado o Vampyroteuthis infernalis do Flusser em português. Não vou poder ir, mas fico muito feliz com a notícia.

Em Vampyroteuthis infernalis, Flusser mistura fantasia, biologia e fenomenologia para descrever um tipo raro de polvo que vive nos mares abissais. O que o interessa no Vampyroteuthis é que essa espécie seria a mais desenvolvida de um ramo divergente daquele que levou ao surgimento dos seres humanos. Ele seria o nosso antípoda e, ao conhecê-lo, poderíamos conhecer melhor a nós mesmos. O que Flusser busca na ficção (assim como na tradução) é a possibilidade de contemplar o jogo de fora... Nessa fábula, Flusser acaba fazendo um retrato dos próprios seres humanos sob a visão do octópode.

Não sei se essa edição da Annablume incluirá os fantásticos desenhos do artista, biólogo e “zoosistematicista” Louis Bec que acompanham a edição em alemão. Espero que sim! (Louis Bec, a quem vi pessoalmente alguns anos atrás, é um enormíssimo cronópio.)

O lançamento será às 19h30, no Espaço Cultural b_arco (Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário