quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Boudicca

Estou feliz porque minha irmã e eu terminamos o trabalho urgente e imprevisto que nos foi pedido e voltamos, enfim, a traduzir Once Every Never, o livro de literatura juvenil a respeito do qual já comentei aqui mesmo neste blog.

Once Every Never é um livro de fantasia; não há uma pretensão a uma “fidelidade” absoluta aos dados históricos. Por isso o resumo histórico que contarei a seguir não se baseia apenas no livro; contém também elementos que extraí de pesquisas feitas na Internet e em vários documentários (da BBC, da Discovery Channel, da History International Channel e do Time Team) a que assisti nas últimas semanas. No livro alguns detalhes são suavizados, já que se trata de um livro para jovens adultos.

As referências históricas do livro remontam ao século I dC, quando a rainha dos icenos, Boudicca, liderou uma rebelião contra os romanos que ocupavam a Ilha da Grã-Bretanha.

Os icenos eram um povo celta que vivia na região que corresponde ao que hoje é Norfolk. O rei Prasutagos, marido de Boudicca, havia feito um acordo com os romanos, que o deixaram reinar sobre seu povo. Quando Prasutagos morreu, legou ao imperador romano, em testamento, a metade de seu reino, deixando a outra metade para a esposa, Boudicca, e as duas filhas.

A lei romana, no entanto, só admitia a sucessão pela linha masculina… Assim, os territórios de Boudicca foram anexados, a rainha foi chicoteada e suas duas filhas estupradas. (Sim, percebe-se que os romanos eram um povo evoluído…)

Entre 60dC e 61dC, o governador romano Suetônio Paulino estava na Ilha de Mona, ao norte de Gales, massacrando os druidas que ali se haviam refugiado. A ideia era mesmo destruir as bases espirituais dos povos celtas.

Boudicca aproveitou a ausência do governador para reunir várias tribos celtas e enfrentar os romanos. Os rebeldes atacaram e incendiaram várias aldeias, entre as quais Londinium (Londres).

Suetônio conseguiu, enfim, reunir todas as legiões para enfrentar o exército de Boudicca. Segundo Tácito, o exército romano contava com cerca de 10 mil homens, contra 230 mil das forças rebeldes! Mesmo assim, os celtas foram massacrados. A disciplina, as armas e a habilidade estratégica romanas eram realmente notáveis.

É uma história fascinante e que guarda muitos mistérios, já que as únicas fontes sobre a história de Boudicca são dois historiadores romanos, Tácito e Cássio Dio (ou Dio Cássio). Ou seja, a história dessa poderosa guerreira celta chegou até nós apenas pelos relatos de seus inimigos…

Nenhum comentário:

Postar um comentário