terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Séries inglesas

Estou devendo a vocês um comentário final sobre a temporada 2 de Downton Abbey, mas é que, com todas as atividades de fim de ano, eu ainda não pude assistir ao especial de Natal.

Ainda não pude assistir também ao primeiro episódio da segunda temporada do Sherlock da BBC. Gostei muito da primeira temporada, principalmente do primeiro episódio, que me surpreendeu pelo uso de uma linguagem cinematográfica radicalmente contemporânea.

Sobre Garrow’s Law: gostei bastante da terceira temporada, mas o triste acontecimento do penúltimo episódio (que não vou detalhar, para não dar spoilers) e o fato de que esta temporada “amarrou as pontas” tão bem me levam a não desejar uma nova temporada. De qualquer forma esta foi, em suas três temporadas, uma série muito bem feita, que apresentou um amplo panorama das várias discussões jurídicas que afloraram na Grã-Bretanha do fim do século XVIII e que repercutem até hoje. Admirável.

Terminei de assistir a uma série antiga da ITV, Sharpe, com Sean Bean como protagonista. A série, baseada nos livros de Bernard Cornwell sobre Richard Sharpe, um soldado britânico (fictício) que lutou nas guerras napoleônicas, é composta por 16 filmes (sim, porque cada um dos episódios é um verdadeiro filme, com 1h 40min de duração, em média) e foi transmitida na Grã-Bretanha entre 1993 e 1997. Os dois últimos filmes, no entanto, se passam na Índia, e foram feitos entre 2004 e 2006. É o tipo de série que eu recomendaria para aqueles que gostam de ação, de batalhas ao velho estilo (muitas lutas corpo a corpo, lutas de espada, cavalaria, rifles, canhões) e lances de heroísmo. Não é bem a minha praia, mas eu gostei da série mesmo assim. Principalmente dos primeiros episódios. Depois fica um tanto repetitiva, mas há bons momentos. A interpretação de Sean Bean é absolutamente convincente, e a gente acaba se afeiçoando aos personagens, principalmente Sharpe e o irlandês Harper, pois eles são exemplos daquele espírito de lealdade e amizade das melhores histórias de guerra.

Aguardo com muita expectativa a minissérie (apenas 2 episódios) da BBC 2, The Mystery of Edwin Drood, que estreia no próximo dia 10 de janeiro. Trata-se de uma adaptação (e finalização) do último romance inacabado de Charles Dickens. Entre os atores do elenco, Matthew Rhys e Alun Armstrong. Vocês podem ler uma entrevista com eles a respeito da minissérie aqui (em inglês). E a revista Veja tem um pequeno artigo online aqui (como o artigo foi publicado já há alguns meses, a data de estreia não está correta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário