quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Espionagem e desrespeito à autoria e propriedade intelectual na Internet

Diante das denúncias de espionagem norte-americana na Internet e da atitude do Google, reafirmando que seus usuários não têm mesmo direito à privacidade (recomendo a leitura deste artigo e dos links que o acompanham), tenho pesquisado formas de aumentar a minha segurança e privacidade na Internet.

Claro, cada um sabe onde o sapato aperta. Eu não estou disposta a trocar a maioria dos serviços ditos “proprietários”, como recomenda esta lista. O ideal seria que o fizesse, sim, mas há certas comodidades das quais, muitas vezes, não nos sentimos dispostos a abdicar.

De qualquer forma, gostaria de compartilhar com vocês algumas de minhas soluções.

Eu precisava, antes de mais nada, de um serviço de armazenamento em nuvem gratuito e que garantisse a minha privacidade. Nada gigantesco, não, apenas para fazer o backup de meus documentos pessoais mais importantes. Encontrei o SpiderOak. Por enquanto, estou muito satisfeita. É “zero-knowledge” (nem a empresa sabe o que estou guardando lá dentro), criptografado e, embora não seja tão fácil de usar quanto um serviço de armazenamento como o Google Drive, o DropBox ou o SkyDrive, também não é assim tão difícil.

Se o que você quer é um serviço para guardar e/ou compartilhar arquivos mais pesados, como filmes, há várias outras opções, como o Mega, o Mediafire etc. Esses tipos de provedores são úteis, mas não garantem um backup seguro dos seus arquivos.

Eu precisava também de um provedor de e-mails que fosse gratuito e seguro. Encontrei o Mailoo.org, com servidores na França. Estou me dando muito bem com ele, mas me parece o tipo de empresa “de um homem só”: o dono saiu de férias agora e só volta no fim do mês, então até lá as novas inscrições estão suspensas, hahaha. (Tipicamente francês.) Indico, então, o OpenMailbox, também com servidores na França. Um problema é a capacidade de armazenagem pequena, apenas 250MB. O Mailoo.org oferece 1GB, o que ainda é pouco para as minhas necessidades, mas… dá-se um jeito.

Há muitas outras opções. Essas foram as que encontrei e que estão dando certo pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário